VOLTA À ILHA DE BIKE - FLORIPA 2017
O EVENTO
O VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 é um evento organizado pelo Espírito Livre, com autorização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, FLORAM, Supervisão da Federação Catarinense de Mountain bike (FCMTB) e regido pelas normas técnicas da Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB)
Será realizado no dia 22 de Abril de 2017 e acontecerá em quaisquer situações climáticas salvo situações cataclísmicas que coloquem em risco a segurança e a vida dos participantes, neste caso será indicada uma nova data para o evento.
A largada será pontualmente às 06h00min para todas os pelotões na Beira Mar Continental.
O VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 será encerrado às 21h00min, assim os aventureiros terão até 15 horas para completar o percurso.
Será realizado no dia 22 de Abril de 2017 e acontecerá em quaisquer situações climáticas salvo situações cataclísmicas que coloquem em risco a segurança e a vida dos participantes, neste caso será indicada uma nova data para o evento.
A largada será pontualmente às 06h00min para todas os pelotões na Beira Mar Continental.
O VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 será encerrado às 21h00min, assim os aventureiros terão até 15 horas para completar o percurso.
INSCRIÇÕES
Poderão participar do VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017, atletas e praticantes de cicloturismo na categoria MOUNTAIN BIKE/SPEEDS de ambos os sexos, maiores de 18 anos de idade, regularmente inscritos de acordo com o presente regulamento, sendo terminantemente vetada a travessia do Morro do Sertão, Costa de Cima e Ponta do Sambaqui com bicicletas do tipo SPEED, HÍBRIDAS e TTs.
Os aventureiros menores de 18 anos só poderão participar da prova com autorização por escrito do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade do menor e um do responsável e será entregue para a organização na retirada do KIT será retido pela organização.
Os aventureiros menores de 18 anos só poderão participar da prova com autorização por escrito do pai ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade do menor e um do responsável e será entregue para a organização na retirada do KIT será retido pela organização.
BÔNUS
Aventureiros que fizerem o Volta à Ilha de Bike - Floripa 2016 no pelotão médio, tem direito um bônus de R$ 30,00 (TRINTA REAIS), sobre o valor da inscrição. Este bônus deverá ser reclamado via e-mial do evento até o dia 30/01/2017, após esta data, o bônus não será mais concedido e as vagas reservadas remanescente ficarão abertas.
CAMISETAS
PRAÇA DO EVENTO
Haverá guarda volumes para aventureiros regularmente inscritos.
Não será guardado bikes, reboques, carretas transbikes, transbikes
Tudo o que for guardado deverá estar dentro de uma mochila de pequeno porte que será lacrada na frente do aventureiro e apenas ele poderá retirá-la.
Estacionamento pago para veículos de aventureiros que optarem por este serviço com segurança privada a partir das 05h00min do dia do evento, 22/04/17, até às 22h00min do mesmo dia.
Carretas para transporte de bikes e vans deverão pagar pela quantidade de vagas que ocuparem.
Os veículos para os quais os aventureiros recolherem as taxas de estacionamento, serão identificados pela placa e pelos adesivos que serão entregues no kit e que deverão ser aplicados nos vidros dianteiros e traseiros dos mesmos, no caso de reboques, apenas a placa.
Sem identificação, a segurança do estacionamento acionará os órgãos de transito para que as medidas legais sejam tomadas.
Na praça do evento VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 a segurança ficará a cargo de empresa especializada, com segurança 24 horas.
Haverá guarda volumes para aventureiros regularmente inscritos.
Não será guardado bikes, reboques, carretas transbikes, transbikes
Tudo o que for guardado deverá estar dentro de uma mochila de pequeno porte que será lacrada na frente do aventureiro e apenas ele poderá retirá-la.
Estacionamento pago para veículos de aventureiros que optarem por este serviço com segurança privada a partir das 05h00min do dia do evento, 22/04/17, até às 22h00min do mesmo dia.
Carretas para transporte de bikes e vans deverão pagar pela quantidade de vagas que ocuparem.
Os veículos para os quais os aventureiros recolherem as taxas de estacionamento, serão identificados pela placa e pelos adesivos que serão entregues no kit e que deverão ser aplicados nos vidros dianteiros e traseiros dos mesmos, no caso de reboques, apenas a placa.
Sem identificação, a segurança do estacionamento acionará os órgãos de transito para que as medidas legais sejam tomadas.
A reserva de vagas para estacionamento no dia do VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 será feita entre os dias 02/04/2017 e 12/04/2017.
Na chegada poderão comprar bebidas como cerveja e refrigerantes dentro da estrutura oficial do evento, com um local para compra de tickets e outros para retirada dos itens comprados.
Na chegada, o evento disponibilizará para cada aventureiro inscrito, além uma mesa com frutas e saldo dos pontos de parada, um hot dog tradicional (pão, molho e uma salsicha).
Acompanhantes dos aventureiros e pessoas estranhas ao evento deverão pagar o valor a ser cobrado para consumir o hot dog.
Na chegada poderão comprar bebidas como cerveja e refrigerantes dentro da estrutura oficial do evento, com um local para compra de tickets e outros para retirada dos itens comprados.
Na chegada, o evento disponibilizará para cada aventureiro inscrito, além uma mesa com frutas e saldo dos pontos de parada, um hot dog tradicional (pão, molho e uma salsicha).
Acompanhantes dos aventureiros e pessoas estranhas ao evento deverão pagar o valor a ser cobrado para consumir o hot dog.
EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
- Capacete de ciclismo afivelado para todos os inscritos no VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017
- Lanterna traseira na cor vermelha acesa e piscando (intermitente/ estrobo) para todos os inscritos no evento.
- Farol dianteiro para os inscritos no evento.
- Telefone celular com carga na bateria para as 15 horas de duração do VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017, ou estar próximo a um aventureiro que possua tal ferramenta de comunicação.
- Pelo menos uma câmara de ar reservar, material para remendar câmera de ar furada e uma bomba para encher câmara de ar para todos os inscritos no VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017.
- Caso haja a necessidade da utilização de câmara de ar do apoio mecânico, como quaisquer outras peças ou itens, ficará o aventureiro inscrito responsável pelo pagamento do valor correspondente ao que fizer uso.
- Pelo menos uma câmara de ar reservar, material para remendar câmera de ar furada e uma bomba para encher câmara de ar para todos os inscritos no VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017.
- Caso haja a necessidade da utilização de câmara de ar do apoio mecânico, como quaisquer outras peças ou itens, ficará o aventureiro inscrito responsável pelo pagamento do valor correspondente ao que fizer uso.
- Pelo menos uma garrafa (caramanhola/squeeze), com água, fixada em suporte próprio na bicicleta.
PERCURSO
VELOCIDADE MÉDIA DE BASE 18,20 KM/H
- Passar pelo Morro do Sertão (trajeto principal) com 205 km.
- Não passa pelo Sul da ilha, seguindo reto no Rio Tavares, entrando na Rua Pau de Canela e indo até o Campeche e voltando para a Lagoa da Conceição. Diminuir 40 km do trajeto principal
ALTERAÇÃO NO PERCURSO:
Por qualquer motivo e a qualquer tempo, sem aviso prévio, a organização do VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 poderá alterar o percurso, modificar ou mesmo cancelar algum trecho. Devendo então transmitir aos aventureiros inscritos as alterações adotadas modificando de forma adequada a sinalização do trajeto.
TRECHOS MAIS DIFÍCEIS/PERIGOSOS:
a. Travessia sobre a ponte Colombo Salles, manter-se o mais afastado possível da proteção.
PONTOS COM TRAJETOS ALTERNATIVOS
(Disponíveis no TRAJETO PASSO-A-PASSO)
PONTO 26, Praça do Ribeirão da Ilha, para retorno de SPEEDS e MTB que não queira passar pelo Morro do Sertão
PONTO 27A4, Lagoa do Peri, para retorno dos aventureiros que não queiram seguir para o extremo sul da Ilha, Armação, Pântano do Sul e Solidão. Diminui o trajeto em 10 km.
PONTO 27A6, neste ponto os aventureiros de SPEED ou os de MTB que não queiram dar a volta pela Costa de Cima/Costa de Dentro, devem seguir reto como prevê o PONTO 27C, e ir até o PONTO 27C2. Aumenta o trajeto em 8 km tanto para speeds quanto para MTBs que entrem para PONTO 28A.
PONTO 38, Igreja da Armação do Pântano do sul, aqui os aventureiros terão dois locais que podem visitar, a ILHA DAS CAMPANHAS e a PRAIA DO MATADEIRO.
Para ir na Ilha das Campanhas, os aventureiros deverão passar sobre um deck de madeira onde é proibido pedalar, devendo o aventureiros empurrar sua bike. Da ilha vê-se toda a Praia da Armação, Morro das Pedras, parte do Campeche, Ilha do Campeche e Praia do Matadeiro.
Para ir na Praia do Matadeiro, os aventureiros deverão atravessar uma pequena ponte onde é proibido pedalar e seguir por uma trilha onde também é proibido pedalar pois a trilha, mesmo sendo de cimento, é estreita e tem muitas pessoas transitando ida e volta. A areia no Matadeiro é dura possibilitando pedalar na praia com facilidade.
PONTO 54, Entroncamento da Rua Osni ortiga com Avenida das Rendeiras, aqui os aventureiros que irão enfrentar o Morro da Lagoa devem seguir para à esquerda (mais 6 km), os que não, à direita indo direto para a Praia da Joaquina.
PONTO 105, Rodovia Tertuliano Brito Xavier, aqui os aventureiros de SPEED deverão seguir em frente por esta rodovia até o PONTO 108.
PONTO 120, Entroncamento da Avenida das Lagostas (Vindo da Praia do Forte) com a SC-400, Rodovia Pontal do Jurerê. Os aventureiros que não quiserem ir até a Praia da Daniela, devem virar À ESQUERDA e seguir em frente. Diminui em 4,5 km o trajeto.
PONTO 130, ao lado do TISAN (Terminal de ônibus de Santo Antônio de Lisboa, logo após ao posto da PMRv.), neste ponto há 3 variáveis possíveis:
Quem desejar um trajeto mais forte deverá seguir a sinalização
Para Speeds e quem desejar um trajeto bem leve, devem seguir o previsto no PONTO 130A. Total de 4 km.
Continuar pelo acostamento da SC-401 para cortar Santo Antonio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé. Pela margem da rodovia será muito mais rápido, porém, mais perigoso e diminui em 14 km o trajeto. Com atenção redobrada para o PONTO 135A1.
PONTO 135, se o aventureiro não quiser passar por Cacupé para evitar as subidas, deve seguir o previsto no PONTO 135A com atenção redobrada para o PONTO 135A1.
O VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 será realizado em percurso por ruas pavimentadas com asfalto, lajotas, calçadas com pedra e estradas de terra, tendo um total de aproximadamente de 145 km até 210 km.
VELOCIDADE MÉDIA DE BASE 18,20 KM/H
DURAÇÃO TOTAL DE 15 HORAS
TEMPO EM MOVIMENTO, ESTIMADO EM 11 HORAS
TEMPO PARADO, ESTIMADO EM 4 HORAS.
Estaremos lançando o “trajeto auto orientado”, onde os aventureiros poderão seguir sem estar atrelados a um pelotão principal, bastando estar atento à sinalização e aos stafs, podendo girar com velocidade inferior. Assim o
aventureiro poderá seguir um caminho diferenciado como:
- Passar pelo Morro do Sertão (trajeto principal) com 205 km.
- Não passar pelo Morro do Sertão (trajeto alternativo) 12 km a mais no trajeto principal.
- Não passa pelo Sul da ilha, seguindo reto no Rio Tavares, entrando na Rua Pau de Canela e indo até o Campeche e voltando para a Lagoa da Conceição. Diminuir 40 km do trajeto principal
- Subir o Morro da Lagoa até o mirante, adicionar 6,2 km no trajeto principal.
ALTERAÇÃO NO PERCURSO:
Por qualquer motivo e a qualquer tempo, sem aviso prévio, a organização do VOLTA À ILHA DE BIKE – FLORIPA 2017 poderá alterar o percurso, modificar ou mesmo cancelar algum trecho. Devendo então transmitir aos aventureiros inscritos as alterações adotadas modificando de forma adequada a sinalização do trajeto.
TRECHOS MAIS DIFÍCEIS/PERIGOSOS:
a. Travessia sobre a ponte Colombo Salles, manter-se o mais afastado possível da proteção.
b. Morro do Sertão com curvas muito fechadas, subidas e descida muito acentuadas e pedregulho solto no piso de chão batido e com chuva é muita lama. RISCO GRAVÍSSIMO.
c. Morro da Lagoa, subida acentuada e descida com curvas muito fechadas e transito intenso de veículos.
d. Descida do Morro da Barra da Lagoa é muito inclinada e transito intenso de veículos.
e. Descida da Rua Leonel Pereira, Cachoeira do Bom jesus, acentuada com uma lombada muito alto no final de descida.
f. Subida e descida do morro para Praia Brava é bem íngreme e com uma rotatória com conversão obrigatória para a esquerda ou direita no final da descida
g. Descida para a Praia do Forte, apesar de curta, 65 metros, é em curva, muito íngreme e com areia fina de praia sobre o asfalto. SEM TRAÇÃO PARA SUBIR OU DESCER, não travar as rodas, não descer a mais de 08 km/h não transitar CLIPADO.
g. Descida para a Praia do Forte, apesar de curta, 65 metros, é em curva, muito íngreme e com areia fina de praia sobre o asfalto. SEM TRAÇÃO PARA SUBIR OU DESCER, não travar as rodas, não descer a mais de 08 km/h não transitar CLIPADO.
h. Descida da Rua padre Rohr para a Rua Isid Dutra, muito inclinada
i. Do entroncamento da Rua Padre Rohr para Rua Isid Dutra para a direita, passando pela PONTA DO SAMBAQUI – TRILHA.
j. Rodovia Haroldo Soares Glavam de Santo Antonio de Lisboa para Cacupé, subidas fortes com descidas acentuadas.
k. PONTO 135A1. DESCIDA DE CACUPÉ, VIA SC-401, pista sem acostamento, com um espaço estreito entre o final da pista de rolamento e uma calha de chuva, sendo uma curva em descida, uma saída da rodovia e uma entrada. OBRIGATÓRIO SINALIZAÇÃO LUMINOSA TRASEIRA ACESA NO INTERMITENTE OU ESTROBO E SINALIZAÇÃO COM O BRAÇO ESQUERDO PEDINDO DISTANCIA. Trecho curto com 500 metros.
l. Ciclovia da Beira Mar Norte, transito intenso de ciclistas, pedestres, corredores, patinadores, skatistas, travessia de pedestres.
m. Passarela da Ponte Pedro Ivo, na volta para o continente, presença de pescadores, transito de pedestres e ciclistas, alguns em alta velocidade, nos dois sentidos.
PONTOS COM TRAJETOS ALTERNATIVOS
(Disponíveis no TRAJETO PASSO-A-PASSO)
PONTO 26, Praça do Ribeirão da Ilha, para retorno de SPEEDS e MTB que não queira passar pelo Morro do Sertão
PONTO 27A4, Lagoa do Peri, para retorno dos aventureiros que não queiram seguir para o extremo sul da Ilha, Armação, Pântano do Sul e Solidão. Diminui o trajeto em 10 km.
PONTO 27A6, neste ponto os aventureiros de SPEED ou os de MTB que não queiram dar a volta pela Costa de Cima/Costa de Dentro, devem seguir reto como prevê o PONTO 27C, e ir até o PONTO 27C2. Aumenta o trajeto em 8 km tanto para speeds quanto para MTBs que entrem para PONTO 28A.
PONTO 38, Igreja da Armação do Pântano do sul, aqui os aventureiros terão dois locais que podem visitar, a ILHA DAS CAMPANHAS e a PRAIA DO MATADEIRO.
Para ir na Ilha das Campanhas, os aventureiros deverão passar sobre um deck de madeira onde é proibido pedalar, devendo o aventureiros empurrar sua bike. Da ilha vê-se toda a Praia da Armação, Morro das Pedras, parte do Campeche, Ilha do Campeche e Praia do Matadeiro.
Para ir na Praia do Matadeiro, os aventureiros deverão atravessar uma pequena ponte onde é proibido pedalar e seguir por uma trilha onde também é proibido pedalar pois a trilha, mesmo sendo de cimento, é estreita e tem muitas pessoas transitando ida e volta. A areia no Matadeiro é dura possibilitando pedalar na praia com facilidade.
PONTO 54, Entroncamento da Rua Osni ortiga com Avenida das Rendeiras, aqui os aventureiros que irão enfrentar o Morro da Lagoa devem seguir para à esquerda (mais 6 km), os que não, à direita indo direto para a Praia da Joaquina.
PONTO 105, Rodovia Tertuliano Brito Xavier, aqui os aventureiros de SPEED deverão seguir em frente por esta rodovia até o PONTO 108.
PONTO 120, Entroncamento da Avenida das Lagostas (Vindo da Praia do Forte) com a SC-400, Rodovia Pontal do Jurerê. Os aventureiros que não quiserem ir até a Praia da Daniela, devem virar À ESQUERDA e seguir em frente. Diminui em 4,5 km o trajeto.
PONTO 130, ao lado do TISAN (Terminal de ônibus de Santo Antônio de Lisboa, logo após ao posto da PMRv.), neste ponto há 3 variáveis possíveis:
Quem desejar um trajeto mais forte deverá seguir a sinalização
para o PONTO 131
Para Speeds e quem desejar um trajeto bem leve, devem seguir o previsto no PONTO 130A. Total de 4 km.
Continuar pelo acostamento da SC-401 para cortar Santo Antonio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé. Pela margem da rodovia será muito mais rápido, porém, mais perigoso e diminui em 14 km o trajeto. Com atenção redobrada para o PONTO 135A1.
PONTO 131, para quiser um desafio muito forte e com uma trilha, siga para o PONTO 132 (total de 9 km a contar do PONTO 130), que quiser mais leve, basta seguir o previsto no PONTO 131A. (total de 5 km a contar do PONTO 130).
PONTO 135, se o aventureiro não quiser passar por Cacupé para evitar as subidas, deve seguir o previsto no PONTO 135A com atenção redobrada para o PONTO 135A1.
REGULAMENTO / LOGÍSTICA /SEGURANÇA
Para visualizar a Logistica e Segurança do evento, clique aqui e acesse o REGULAMENTO/ MANUAL.