O percurso largará do Centro Histórico e Cultural, localizado no antigo aeroporto e o percurso transcorrerá dentro da Base Aérea de Natal (Bant)
HISTÓRIA DE PARNAMIRIM
Há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 (ano da invasão holandesa), com várias referências a topônimos que hoje fazem parte do município de Parnamirim. O Rio Pitimbu, com seus nomes antigos, é uma delas. Porém, apesar das distribuições feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidalgos por propriedades, as terras de Parnamirim permaneceram inaproveitadas e despovoadas por séculos. Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como ?a planície de Parnamirim? e fazia parte do Engenho Cajupiranga. Em 1927, o português Manuel Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guarapes, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Cajupiranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas. Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias. No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos. Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale - CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique - CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao "município", o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade. Nesse mesmo período, foi construída "uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu", facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado. Essa estrada, na verdade, era uma estrada carroçável que saía do caminho que levava ao porto dos Guarapes, em Macaíba, passava pelo engenho Pitimbu e acompanhava a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo. Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France, Manuel Machado vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do "aeroporto de Parnamirim".
HORÁRIOS E PERCURSOS
A largada será dada às 06h da manhã, no Centro Histórico e Cultural de Parnamirim, localizado no antigo aeroporto (aeroporto Augusto Severo). O percurso entrará pela Base Aérea e percorrerá algumas ruas dentro da Bant.
Percurso
KIT ATLETA E ENTREGA DE KITS
Todos os atletas inscritos receberão:
Medalhas de participação, após a conclusão da prova,
No dia do evento, logo após a apuração dos resultados, serão premiados apenas os podios da Elite.
A premiação das faixas etárias ocorrerá na quinta-feira, dia 22/12, às 19h na Câmara de Vereadores de Parnamirim.
Os cinco primeiros atletas a cruzarem a linha de chegada, no masculino e no feminino, dos 5km e dos 10km, saem automaticamente da categoria de idade e são denominados “ELITE”, recebendo troféus.
As faixas etárias classificadas serão: Até 29 anos 30 a 39 40 a 49 50 a 59 60 acima * Os 3 primeiros atletas no masculino e no feminino de cada faixa etária, receberão troféus. * Atletas com deficiência serão subdivididos em Cadeirantes ou Andantes, sendo premiados os 3 primeiros, masculino e feminino.
B. Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha de conclusão da prova.